O jardim vertical artificial vem para solucionar aquele probleminha para quem não pode ter um jardim natural dentro de casa, onde falta uma iluminação adequada ou até mesmo para quem não consegue cuidar das plantinhas.
Artificiais sim, mas com cara, texturas e semelhanças ao natural. Tudo vai depender dos materiais que serão usados na montagem do Jardim Vertical Artificial ou Jardim Vertical Permanente. Existem plantas artificiais como réplicas e plantas artificiais de baixa categoria mas a qualidade do jardim vertical vai depender do profissional a ser escolhido. A qualidade se define alguns por fatores, que são: Siliconadas, plastificadas e em tecidos.
“Existem plantas artificiais réplicas e plantas artificiais de baixa categoria, mas a qualidade do jardim vertical artificial vai depender do profissional a ser escolhido.”
Vamos conferir aqui as vantagens de se ter um Jardim Vertical Artificial pertinho de você.
Por que ter um Jardim Vertical Artificial?
Economia: Mesmo sendo um investimento maior que vegetação natural, o Jardim Vertical Artificial a longo prazo compensa quaisquer investimentos voltados a vegetação, isso porque ele não “morre”. Se instalado dentro de casa sem contato com a luz direta, o Jardim Vertical tem uma durabilidade incrível.
Durabilidade: Como mencionado a cima, o Jardim Vertical Artificial tem uma vida útil enorme, isso porque as folhas de silicone e até mesmo as de tecido não degrada com facilidade, ou seja, degradar para elas é uma palavra quase nunca ouvida, concordam?
Sem rega e pouquíssima manutenção: Na maioria dos casos, o que mais levam as pessoas a optarem pelo Jardim Vertical Artificial é não necessitar de rega e manutenção constante. Por estarmos sempre com a vida corrida e bem agitada, nada melhor do que apreciar um lindo jardim dentro de casa que não precise de manutenções constantes.
Cuidados: Os cuidados com o Jardim Vertical Artificial são bem simples. Passar um espanador semanalmente e mensalmente fazer uma limpeza mais profunda, como a passagem de um pano seco em algumas folhas já são suficientes para ter um jardim bonito e duradouro. No caso de jardim na parte externa, o cuidado seria um pouco maior, mas também sem nenhuma dificuldade.
Conforto e aconchego: De acordo com o IPH – (Instituto de Pesquisas Hospitalares), nossos sentidos têm maiores percepções do que se “vê”. Essa aproximação com o Jardim Vertical pode trazer diversos benefícios como relaxamento, paz, aconchego, leveza, dentre outras vantagens.
Quais são as plantas mais utilizadas para Jardim Vertical Artificial? Quando falamos em jardim Vertical Artificial, a variedade é bem menor do que Jardim Vertical Natural, isso porque a maioria das espécies são importadas. Utiliza-se com frequência as seguintes espécies: Era, Samambaia, Jiboia, Lambari, Eucalipto, Aspargo, Costela de Adão, Chifre de Veado, Buxinho, Orquídeas e folhagem de Fícus.
Espero que tenhamos conseguido tirar algumas dúvidas e explicar um pouco mais desse queridinho dos ambientes internos e externos.
Quer saber mais?
Entre em contato com a gente. Será um prazer recebê-los.
Att. Arquiteto e Paisagista Guilherme Andrade
Comentarios